Semana dos Seminários

Todos os anos, na XXXII Semana do Tempo Comum, a Igreja é convidada a olhar de um modo muito especial para os seminários.
Os seminários, mais do que espaços físicos são comunidades humanas, formadas por rapazes que se sentem chamados por Deus a entregar a totalidade das suas vidas (vontade, inteligência e liberdade), em favor dos irmãos. É desta comunidade que surgem os futuros pastores do Povo de Deus, por isso, se compreende o imenso carinho que ao longo dos séculos esta instituição tem tido por parte de todos os cristãos.Este ano, o tema da semana dos seminários é: «Formar pastores consagrados totalmente a Deus e ao seu Povo».
 Aqui descobrirmos a beleza e a exigência da missão dos seminários, ajudar a formar corações, à imagem do Coração de Jesus, o Bom Pastor: corações simples e humildades, desprendidos e generosos, ousados e entusiasmados, sábios e inteligentes; corações que aceitem o convite a uma dedicação total feita de amor e por amor.
Esta semana é em primeiro lugar um convite à oração. Rezar pelos jovens que se encontram nos seminários. Pedir para eles o dom do discernimento, da verdade, da disponibilidade, da coragem e da confiança; rezar igualmente pelos padres formadores que abraçam a grandeza, mas também a dificuldade de fazer caminho com estes jovens na procura da vontade de Deus; rezar pelas famílias, o berço de todas as vocações, para que sejam verdadeiras escolas da fé, da esperança e do amor que se faz dom; rezar pelas comunidades cristãs, para que amem os seus pastores e vivam um cristianismo que seja verdadeiro seguimento do Senhor Jesus; rezar por todos os pastores, para que sejam sempre dedicados na condução da comunidade cristã; rezar ainda, e fundamentalmente, para que muitos jovens continuem a escutar e a responder afirmativamente à voz do Senhor que continua a convidar a uma vida verdadeiramente feliz.
Em segundo lugar, esta semana recorda-nos o dever de nós, comunidade cristã, partilharmos o que temos também com o seminário, para que nunca faltem os meios necessários para que esta casa continue a cumprir a sua missão: formar os padres da nossa diocese.
D. António dos Santos, presidente da CEVM (Comissão Episcopal Vocações e Ministérios), refere na sua mensagem que a semana dos seminários faz-nos relembrar a complementaridade que existe entre as famílias, as comunidades, os sacerdotes e os seminários e, por isso, a necessidade que todos se impliquem com entusiasmo nesta missão.
Que à voz do Senhor Jesus que passa nas nossas vidas, nunca faltem “sins” livres e generosos que aceitem o desafio de serem sinais da alegria e da felicidade.

Livro da Semana dos Seminários
Cartaz da Semana dos Seminários
Pagela

Sem comentários:

Enviar um comentário